A importância do ecletismo para um clube de futebol

Normalmente designa-se por ecletismo a capacidade que o clube revela de envolver diversas modalidades desportivas. A esmagadora maioria dos clubes com projeção internacional, como por exemplo o Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique, Benfica, Porto e Sporting, entre outros clubes de topo europeus, tem no futebol a sua modalidade rainha, mas também se destacam em outras modalidades desportivas. Neste artigo abordamos a importância do ecletismo nos clubes, tentando demonstrar as suas principais vantagens.

O problema do investimento nas modalidades

Convém notar em primeiro lugar que o ecletismo dos clubes enfrenta um significativo obstáculo: normalmente as modalidades ditas amadores significam um considerável investimento, em relação às receitas que normalmente proporcionam. Regra geral, essas modalidades atraem menos adeptos do que o futebol, fazendo com que as receitas e as apostas desportivas sejam sempre mais limitadas do que no chamado desporto-rei. Mesmo assim, há outras fontes de receita que essas modalidades podem oferecer e há outras vantagens para os clubes quando incrementam a sua prática.

Este obstáculo faz com que em Portugal, por exemplo, os clubes considerados “grandes” no futebol tenham possibilidades de promover o ecletismo, ao contrário do que acontece nas agremiações mais pequenas, com pouca capacidade de investimento.

As principais vantagens de um clube eclético

  1. A prática de modalidades amadoras envolve para os clubes uma importante função social: ao incrementar a atividade desportiva, os clubes acabam por fornecer à população um serviço que muitas vezes o próprio Estado não fornece; eles dão à comunidade uma oferta significativa em termos de prática desportiva; a população jovem tem assim possibilidades de praticar desporto, podendo optar pelas modalidades que o clube oferece. Desta forma, o clube contribui para a formação de uma juventude saudável e orientada para a prática do desporto. A longo prazo este serviço público acaba por ter resultados positivos na diminuição dos índices de criminalidade e de marginalidade entre os mais jovens.
  2. As modalidades normalmente fornecem ao clube a possibilidade de abertura ao tecido empresarial da região, possibilitando a formação de parcerias com empresas de boa implantação, atraindo assim fortes investidores. Não se trata apenas de publicidade nas camisolas; essas parcerias envolvem muitas vezes valiosos contratos de naming e investimento direto na gestão financeira desses departamentos de modalidades amadoras.
  3. Embora não sejam, em geral, modalidades de grande implantação social, elas acabam sempre por contribuir de forma significativa para a captação de adeptos: ao atrair um número significativo de atletas, ao mesmo tempo, a prática de modalidades amadores acarretará também o alistamento de novos associados e o aumento do número de adeptos.
  4. Tais modalidades fornecem também a possibilidade de incremento da imagem do clube, através da possível obtenção de títulos que, no futebol profissional podem ser mais difíceis de obter. Grandes clubes europeus conseguiram no Basquetebol, Atletismo, Andebol, entre outras, uma projeção internacional que acaba por reforçar o seu prestígio. Também a nível interno, muitas vezes os clubes conseguem pela via das modalidades o estatuto de instituição de utilidade pública com os inerentes benefícios que tal estatuto acarreta.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s